IRSolidario

Pode apoiar a Fundação Caixa CA ao preencher o campo 11 do modelo 3 na sua Declaração de IRS.

A consignação de 0,5% do IRS não tem qualquer custo. É um gesto simples que lhe permite ajudar, sem ter que gastar.

Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a Fundação Caixa CA – Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro pode ser eleita como beneficiária da Consignação de 0,5% do IRS e ainda da Consignação do benefício de 15% do IVA suportado (artº 32º, nº6, da Lei nº 16/2001, de 22 de junho).

Para apoiar a Fundação Caixa CA basta que preencha o campo 11 do modelo 3 com o NIF 510986773, selecionando a opção “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública (artº 32º, nº6, da Lei nº 16/2001, de 22 de junho)” e “IRS”. Também pode apoiar a Fundação Caixa CA com a dedução de 15% do IVA (colocando uma cruz no respetivo quadrado). No entanto, neste caso está a prescindir deste benefício entregando-o como donativo à nossa Instituição.

Os donativos efetuados representam uma importante fonte de receita para a Fundação Caixa CA permitindo-nos dar resposta a pedidos de apoio e desenvolver projetos próprios e de parceria em áreas como a Ação Social, Educação e Investigação, Cultura e Desporto e Desenvolvimento económico.

O que significa consignar 0,5% do meu IRS?

Por norma, os impostos que todos nós pagamos destinam-se a financiar as despesas públicas do Estado sem que tenhamos uma decisão direta sobre a sua aplicação. A exceção é a consignação de 0,5% do IRS. Esta facilidade permite-lhe decidir onde é que o Estado aplicará 0,5% do total de impostos que lhe cobrou ao longo do ano. A consignação de 0,5% do IRS não tem qualquer custo para o contribuinte. O donativo de 0,5% é retirado do imposto total que o Estado liquida, não afetando o que tenha a receber das finanças.

E o que significa consignar 15% do IVA suportado?

Doar o benefício fiscal de 15% do IVA suportado é uma nova possibilidade de apoiar as Instituições sem fins lucrativos. Se optar por esta facilidade, abdica de um valor que lhe está automaticamente atribuído, entregando-o a uma instituição como donativo. Este valor deriva das faturas de reparações de automóvel, cabeleireiros e despesas com restauração e hotelaria (conforme previsto no nº1 do artigo 78º - F do Código de IRS).